Gabaritos comentados da prova do ENEM que vazou

Seguem 10 questões da prova do ENEM voltadas para a geografia e sua interdisciplinaridade.  Essa é a prova que seria aplicada nos dias 3 e 4 de outubro de 2009, mas por motivo de fraude o MEC a divulgou para servir de simulado.

A numeração é original da prova do ENEM. Como o arquivo em PDF não permite a cópia das questões, copie e cole o link abaixo no seu navegador e baixe a prova de ciências humanas e suas tecnologias pelo 4shared para checagem dos  gabaritos e acompanhamento dos comentários.

http://www.4shared.com/file/145158876/7bd5837e/enem-prova-1_dia.html

Questão 48

Gab: B – Seguindo o caminho pela interpretação, chega-se ao gabarito, pois o Egito como o último país ao longo da extensão do Rio Nilo, só resta ao mesmo negociar com os países que desviam a água anteriormente, já que há uma ameaça de redução dos recursos hídricos disponíveis. Em tese, elimine as opções que mostram saídas voltadas para conflitos ou guerras; a opção correta está sempre voltada para o caminho mais diplomático.

Questão 49

Gab: E – Outra questão muito mais interpretativa que teórica, pois a repetição no desperdício de água nos levará a diminuição desse recurso e devido à lei da oferta e da procura, haverá um aumento do custo.

Questão 50

Gab: C – Por eliminação chega-se ao gabarito, pois as proposições citadas nas opções ‘A, B, E’ são caminhos impossíveis de serem seguidos devido à velocidade globalizatória do capitalismo atual. A letra ‘D’ não é possível porque matriz energética liga-se a impactos ambientais e não a segurança no trânsito.

Questão 54

Gab: E – O texto afirma que “inundações naturais são eventos que trazem benefícios diversos para o meio ambiente […] e para as atividades humanas”, mas muitas vezes são vistas como desastres naturais. Portanto, a medida que contribui para reduzir os efeitos está ligado à população e não à remoção dos recursos naturais.

Questão 56

Gab: D – A interpretação do texto é clara para se chegar ao gabarito quando informa que “A Revolução Cubana veio demonstrar […] que a democracia racial é possível, mas só é praticável conjuntamente com a democracia racial […] porque à opressão do negro […] corresponde o próprio branco posto no papel de opressor [na socieade]…”

Questão 57

Gab: C – Interpretando a tabela, nota-se que a taxa de mortalidade infantil do NE é a maior (e com uma certa distância) de todas as regiões brasileiras. Esse entendimento nos leva ao gabarito, pois a redução da natalidade não necessariamente vai melhorar a mortalidade infantil, a região Sul não foi a região de menor crescimento no país (nem o Brasil se equiparou aos países desenvolvidos) e a região Norte não apresentou a variação mais baixa e sim a região Centro Oeste.

Questão 58

Gab: D – A diversificação e complexidade das funções urbanas e atividades econômicas, assim como o crescimento da população no espaço urbano citados no texto encontram sinônimo na “formação das redes urbanas regionais e nacionais articuladas a redes internacionais e cidades globais” citados na letra D.

Questão 59

Gab: C – O fato do índio do Xingu ter uma cultura diferente dos homens urbanos do Harlem ou Hong Kong, mas ter a oportunidade de assistir a uma partida de futebol em Barcelona ou a um show do Rolling Stones em Copacabana, está ligado ao contexto histórico da globalização e velocidade tecnológica, ou seja, diferentes culturas e relações do mundo moderno tem acesso às mesmas informações devido à difusão da informação no meio geográfico atual também chamado de técnico-científico-informacional (SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo. São Paulo: Hucitec, 1994).

Questão 60

Gab: A – No texto há a afirmação que “a política implica o envolvimento da comunidade cívica na definição do interesse público”, um “experimento horizontal”, isto significa a igualdade política com (a comunidade cívica) pleno uso da palavra. No enunciado, a organização da sociedade no espaço histórico e geográfico dá o conceito de política como dinâmico e complexo pautado em leis e regras regulando a vida em sociedade. A pergunta feita pede a análise do contexto para definirmos o conceito de participação coletiva que ao interpretar o envolvimento da comunidade cívica horizontalmente com pleno uso da palavra dentro da política, chega-se ao gabarito, pois cidade ideal e sociedade sem conflitos são conceitos utópicos (explicação da participação da população na composição das leis em SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução ao planejamento e à gestão urbanos. São Paulo: Record, 2005.)

Questão 67

Gab: E – Conforme Milton Santos e María Silveira, entre o começo do século XX e a década de 1940, há um começo de integração nacional e um início da hegemonia de São Paulo, com o crescimento industrial do país e a formação de um esboço de mercado territorial localizado no Centro-Sul (SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2005, p.37). Esse crescimento brasileiro foi aproveitado pelas crises da I Guerra na Europa e Crack da bolsa de NY, em 1929 nos EUA.

Obs: Todos os gabaritos e comentários foram feitos pelo professor Marcos Brandão.

Em breve, mais questões comentadas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: