Ciências Humanas no ENEM 2011

Para quem fará o ENEM segue uma singela ajuda nas ciências humanas direcionadas para a geografia.

Por Marcos Bau Brandão.

Treine seus conhecimentos: clique na figura para baixar pelo 4shared questões das provas de 2009 e 2010.

A prova do ENEM 2011 acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro e terá 180 questões divididas em 4 partes de 45 questões para cada área de conhecimento, associada às suas tecnologias. São estas as áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, além da redação.

Passo a passo para o dia da prova.

Nas Ciências Humanas, a prova valorizará as aptidões teóricas do aluno junto à sua competência leitora e interpretativa, não só do texto, mas de mapas, gráficos, quadrinhos, ilustrações, pinturas, charges, esquemas, imagens, fotografias etc, para a compreensão de fenômenos, ou seja, o que se espera do aluno é que ele domine os 5 eixos cognitivos que seguem: 1. Domínio da linguagem (competência leitora e interpretativa citada); 2. Compreender e interpretar fenômenos (ligação interdisciplinar entre as áreas de conhecimento do aprendizado em sala com a realidade do mundo que o cerca); 3. Interpretar corretamente o fato para chegar a uma decisão acertada a partir dos conhecimentos teóricos (e práticos) estudados; 4. Defender um ponto de vista com argumentos sólidos a partir da teoria apreendida como explicou o item 3; 5. Formular propostas para solucionar situações a partir do ponto de vista defendido na forma do item 4.

Depois de internalizar os cinco eixos cognitivos, parecerá incrível, mas boa parte do ENEM baseia-se apenas na capacidade do estudante de compreender as perguntas (a chamada “competência leitora”), pois muitas das respostas estão no próprio enunciado da questão, e, mesmo que você depare com assuntos desconhecidos, não se intimide, pois a pergunta lhe instrui a respeito do tema.

Além dos cinco eixos cognitivos citados temos também as competências, que nas ciências humanas e suas tecnologias inferem em compreender as transformações técnicas e tecnológicas dos espaços geográficos como produtos das relações de poder socioeconômico e cultural entre sociedade e natureza.

Assim sendo, faz-se necessário o entendimento dos itens: a) interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos; b) identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações; c)  analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social; d)  comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas (relação entre cidadania e democracia) e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial; e) reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais, cluturais, políticos,econômicos ou ambientais, seus conflitos e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade no tempo e no espaço; f) analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização urbana e rural da produção; g) reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com os impactos ambientais provocados pela ação antrópica.

Este artigo atende aos fins de leitura e pesquisa e pertence ao blog GeoBau (http://marcosbau.com). Proibida a reprodução pelo Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610/98 de Direitos Autorais. PLÁGIO É CRIME. DENUNCIE. 

Alguns dos principais e atuais temas voltados para a geografia que poderão ser abordados: união homoafetiva, tsunami no Japão e suas consequências socioeconômicas e nucleares (usina de Fukushima), fenômeno natural como a erupção do vulcão chileno, censo demográfico do Brasil 2010 (gráficos, mapas e tabelas para interpretação), ascenção da mulher no Brasil (primeira presidente mulher na história, capa da Newsweek em out. 2011), divisão do Estado do Pará, meio ambiente e seus impactos (conferência sobre o clima Rio 20 em 2012, código florestal, energia limpa e renovável) fusos horários brasileiros (destaque para o Acre com matéria em votação para que passe a ter duas horas a menos em relação a Brasília, e não mais uma hora a menos, como ocorre atualmente), Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil (impactos das obras e reformas urbanas nas grandes capitais), catástrofes causadas pelas chuvas e ocupação desordenada do solo (região serrana do RJ, Santa Catarina, Estados do Nordeste), morte de Osama Bin Laden e terrorismo no mundo (destaque para a al-Qaeda e o Taleban), recentes levantes da Tunísia, Egito, Líbia e Síria na primavera árabe (atenção à geopolítica do petróleo), o acelerado crescimento chinês e os BRICs, crise de 2008 nos EUA e seus rebates na crise da zona do euro em 2011.

Agora, para quem leu atentamente e está ciente dos eixos cognitivos, habilidades, competências e alguns dos assuntos atuais que podem ser cobrados, não esqueça que o candidato tem 5 horas para fazer a prova. Portanto, a preocupação com o tempo é muito importante devido à prova de ciências humanas e suas tecnologias se ocupar, em sua maioria, de questões contextualizadas, com textos no enunciado e que pedem uma interpretação rápida, não podendo o candidato perder muito tempo em uma só questão.

Espero com esse escrito ter ajudado. No mais, boa sorte!

Referências

BRANDÃO, Marcos Bau. O novo ENEM. In: http://marcosbau.com/onovoenem/ 2009.

Guia do Estudante. ENEM 2010. Ed. Abril, p. 11.

Guia Prático ENEM. Ed. Escala, 2011.

Simuladão do ENEM. Ed. Escala, 2011, p. 13, 14.

Veja on line em http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/onze-temas-atuais-que-podem-aparecer-no-enem-2011 acesso em 10 ago 2011.

10 Respostas to “Ciências Humanas no ENEM 2011”

  1. obrigado por ter mandado essa dica!

  2. Valeu pela ajuda Bau!

    Só uma dúvida, no slide 15 (questão sobre a disponibilidade de recursos hídricos no Egito, Sudão e Etiópia) não entendi muito bem o motivo do gabarito marcar a letra D. Por que não a letra B?

    Obrigado!

    • Eu é que agradeço a atenta leitura Lucas.
      Quanto ao slide sobre a geopolítica da água entre Egito, Sudão e Etiópia veja que o comando da questão pede a melhor opção.
      Não pode ser letra ‘B’, pois o texto afirma que a Etiópia e o Sudão vão desviar mais água do Nilo, assim sendo, mesmo que fechassem acordos com o Egito dificilmente cumpririam devido à extrema escassez hídrica desses locais. Isso faz a letra B não ser a melhor opção, e sim a D que versa sobre o Egito fazer a mesma coisa que o Sudão e Etiópia fizeram.

      • Muito obrigado Bau! Entendi o por quê agora!
        Eu achava que o ENEM iria tomar uma linha de pensamento mais “politizada” e diplomática.

        Mais uma vez, obrigado, e excelente trabalho! Ajudou bastante!

  3. Olá professor gostei muito desse site e gostaria de saber o que é decretar estado de sitio em um país? Desde já muito obrigada!

  4. oi ,não se você reparou,mais esse site de filmes gratuitos é pago após uma hora de uso!

  5. Muito Obrigada pela explicação!

  6. Muito legal sua iniciativa!

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